INVOX®

Editorial 002/2021: Porque não vamos trabalhar mais com wordpress

Lista de motivos para você NÃO trabalhar mais com wordpress em um site profissional
Não vamos mais trabalhar com WordPress e você também não deveria usar! Garantimos que são diversos os motivos por que resolvemos criar uma estrutura própria:
  1. Ataques Maciços (Segurança x Código Aberto)
    Antes que comecem as críticas, não vemos nada errado em utilizar código aberto, muito pelo contrário, incentivamos e utilizamos código aberto em vários projetos nossos também, porém, num projeto extremamente popular e difundido mundialmente como é o WP, esse é justamente o motivo de tantos ataques, pois, da mesma maneira que os bons programadores tem acesso total ao código, para trabalhar e implementar melhorias no mesmo, vários desocupados pelo mundo afora também tem esse mesmo acesso, e essa facilidade reflete na onda gigantesca de robôs que vemos varrendo a internet procurando brechas nos sites feitos com esse CMS / publicador. Necessariamente eles não querem invadir seu site para roubar os dados dos seus usuários, alguns querem "apenas" inserir arquivos em pastas desprotegidas e utilizar o SEU URL com esses arquivos em disparos de email de 'phishing', sendo que, na maioria desses casos você nem irá perceber que seu website foi invadido, mas notará que ele está lento, justamente porque está sendo utilizado de forma indevida.
    Nota: isso não ocorre se hospedar seu website com a INVOX e utilizar nosso publicador! Cada site tem a sua estrutura própria, mantida e atualizada pela nossa equipe.

  2. plugins e Plugins
    Já ouvimos muito que para quase todos os problemas existe um plugin que resolve! Será mesmo? Experimente ir acrescentando plugins e veja a performance do seu site cair a cada novo plugin que entra, mesmo sem acrescentar conteúdo. E quanto mais plugins, pior fica a manutenção e os problemas de interação entre eles crescem exponencialmente. Alguns vem com código tão 'mal educado', que misturam e injetam JS (Javascript) e CSS (Folhas de Estilos) nas páginas sem cerimônia, bagunçando o HTML e complicando a vida do programador. E cada atualização que chega para algum plugin gera sempre um arrepio: cada uma delas precisa ser muito bem testada, para garantir que não vai 'estragar' alguma coisa que está funcionando, e justamente por isso é muito comum vermos sites com várias pendências de atualizações, o que é um risco enorme de segurança.
    Além dos diversos problemas de interação entre os plugins, se você tiver alguma invasão e algum plugin for alterado, pode ter certeza que o tempo para corrigir e para o retorno do seu site será ENORME. Quem diz isso é a própria WordPress: clique aqui e confira em "Solucionar problemas com plugins" e veja o eles mesmo dizem no item "Tomar medidas preventivas".
    Nota: no nosso publicador cada nova funcionalidade só é integrada e liberada para uso se não afetar a performance e estiver adaptada às nossas rígidas rotinas de segurança.

  3. Banco de Dados ou Planilha?
    Apesar de utilizar MySQL, um banco de dados relacional muito popular e muito bom, o modo como é feita a implementação e o uso do banco de dados no WP chega a ser VERGONHOSO! Começando pelo fato que não existe nenhum tipo de relacionamento ou regra referencial (foreign keys) entre as tabelas, abrindo um gigantesco caminho para inconsistências, dados perdidos ocupando espaço e dados duplicados, triplicados etc. Além do que, a falta de relacionamento entre as tabelas também afeta a performance, pois só vai piorando conforme o conteúdo do banco de dados vai crescendo.
    Outra função básica que faz falta é o fato do WP não utilizar nenhuma View ou SP (Store Procedure) no banco de dados, o que poderia melhor significativamente a segurança e a performance em bancos de dados com grandes volumes, entre outras vantagens.
    E mesmo que digam que o código do WP faz a consistência e uso de SP em tempo de execução, como desenvolvedor garanto que isso não funciona, e não pode nunca ser uma obrigação do sistema. Bancos de dados existem para isso! Se você usa um banco de dados 'quase' como uma planilha, você está fazendo alguma coisa muito errada e certamente terá problemas com algum tempo de uso.

  4. SEO falho (e põe falho nisso!)
    Vemos alguns Clientes pedirem a utilização de um determinado plugin famoso de WP para controlar o SEO (Search Engine Optimization) do site, apenas porque confiam cegamente que ele vai acertar tudo para você e os buscadores vão indexar as páginas com perfeição. Será? Na verdade o que ocorre é que na grande maioria das vezes o resultado é bem sofrível ou até nulo! Experimente utilizar o buscador mais famoso do mundo para buscar o nome do seu site, para buscar páginas específicas ou para ver tudo o que está indexado por lá (utilize o modo site:www.seusite.com.br) e veja os resultados.
    Nota: experimente nosso publicador e obtenha melhores resultados nas buscas! Utilizamos ferramentas próprias e específicas dos próprios buscadores para nossos testes de SEO.

  5. Dificuldades na customização
    Salvo quem tem equipes de programação dedicadas a essa tarefa, quem costuma customizar algo no WP para atender alguma demanda específica que não pode ser resolvida com algum plugin (😬), sabe que terá muito mais trabalho com determinadas atualizações, pois, dependendo do que foi feito e como foi feito, qualquer atualização que você baixar VAI cancelar a sua customização e obriga-lo a rever e reescrever o código. Quem diz isso é a própria WordPress: clique aqui e confira em "Atualizando o WordPress" e veja o eles mesmo dizem logo no primeiro parágrafo em "AVISO". Algumas integrações são praticamente impossíveis de serem implementadas, tendo em vista o custo x beneficio necessário para estudos, testes, implementação segura e que seja minimamente atualizável (sem muita manutenção), o que na prática não funciona.
    Além do mais, a falta de uma estrutura única para o código, que garanta a integridade e a performance do banco de dados, não é indicada para inserções ou acessos por outros sistemas no mesmo, sendo mais indicado que você mantenha sempre o WP como um sistema isolado, preferencialmente sem mapeamento público do banco de dados, e, se não houver alternativas para introdução de customizações complexas, é preferível utilizar um banco de dados a parte, o que tem várias outras implicações de segurança e manutenção que devem ser levadas em consideração.

  6. Formulários x Segurança x Adesão a LGPD
    A grande maioria dos sites precisa de um formulário de contato, o problema nesse caso com o WP é a falta de segurança e falta de aderência a LGPD na gigantesca maioria dos casos. Normalmente o que se vê são formulários muito simples e básicos: campos para preencher e um botão para enviar, nem ao menos contam com um sistema de 'Captcha' básico para separar acessos de robôs dos acessos de humanos.
    Nota: todos os nossos formulários tem Captcha e vão além disso, temos validações em vários níveis e todos somente são implementados após discussão sobre os aspectos que são inerentes à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além do mais, através de técnica exclusiva, garantimos a eliminação TOTAL de recepção de SPAM por nossos formulários.

  7. Manutenção
    Uma outra questão sobre código aberto! Como é desenvolvido por uma comunidade, não existe uma pessoa ou empresa responsável diretamente pelo desenvolvimento e pelo tratamento dos inúmeros BUGs que a ferramenta sempre apresenta, e confiar nos fóruns nem sempre é uma opção viável, ou rápida. Outro detalhe importante: as pessoas geralmente confundem código aberto e gratuito com sistema livre de manutenção, e acham um absurdo alguém querer cobrar por manutenção, já que o sistema "não tem custo" de licença. Ledo engano! É fundamental para qualquer sistema que exista alguém zelando pela segurança e pela manutenção do código e dos bancos de dados, seja executando rotinas para compactação de banco de dados, seja examinando 'logs' de acesso para rastrear possíveis tentativas de invasão indo até o exame do tráfego para encontrar possíveis gargalos na aplicação.
    Nota: aqui na INVOX você conta com helpdesk ativo e pode contar com nossa equipe para desenvolver e manter sua aplicação integralmente, desde um website simples até aplicações complexas e integradas com outros sistemas, sempre com olhar para a segurança e performance.

Publicador INVOX:
  • Segurança
  • Performance
  • Responsividade
  • Acessibilidade
  • Ferramenta intuitiva
  • Manutenção constante e abertura de chamados por Helpdesk
  • Total aderência a LGPD
  • SEO nativo
  • Importante: integração com nossas outras ferramentas, incluindo CRM próprio!
Clique aqui e saiba mais!

Obs: Apenas como reforço ou curiosidade, procure no Google por: "porque não usar wordpress" e veja outras opiniões sobre o uso do WordPress! 😉

Publicado em:
29/05/2021 por Ricardo Tanasovici
Atualizado em:
30/09/2023 11:56 por Ricardo Tanasovici
TAGS
editorial  wp  wordpress  publicador  webinvox  
+ NOTÍCIAS

  ATENÇÃO!

Todos nossos formulários usam sistema de ReCaptcha. Para prosseguir pedimos apenas que clique no box para informar que não é um robô.

Além de reduzir muito a atividade de robôs maliciosos e de envio de propaganda indesejada (SPAM), melhora a segurança de nossa aplicação e de nossos usuários.

Contamos com sua compreensão.

INVOX Sistemas e Consultoria

 


Avatar

Desafio de Recaptcha não foi carregado corretamente! Por favor, recarregue a página para continuar.


  Busca

Desafio de Recaptcha não foi carregado corretamente! Por favor, recarregue a página para continuar.


Esqueceu sua senha? 

Desafio de Recaptcha não foi carregado corretamente! Por favor, recarregue a página para continuar.

Você receberá uma mensagem para confirmar seu cadastro e redefinir sua senha.


Cadastro novo! 

ATENÇÃO: Antes de preencher esse fomulário e enviar seus dados, pedimos que leia e aceite nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies neste dispositivo! Queremos trabalhar com você em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados!

Desafio de Recaptcha não foi carregado corretamente! Por favor, recarregue a página para continuar.

Você receberá uma mensagem com um link para validarmos seu email e concluir seu cadastro.


  ATENÇÃO!

Você irá abrir o link de um website fora do nosso domínio!

Apesar de revisarmos periodicamente o conteúdo e a segurança dos links que indicamos, lembramos que nossa política de privacidade e cookies NÃO tem aplicação para o website que será aberto:

Nome do Website Externo

HTML de acesso ao Website Externo

 


 


  ATENÇÃO!